Siga a cinegames

FeedBurner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Placa-mãe Asus Z170-Deluxe




Uma das melhores e mais completas placas-mãe Z170 do mercado e, com preço dentro do esperado

Análise Da placa-mãe Asus Z170-Deluxe, modelo topo de linha em placas-mãe com chipset Intel Z170 da empresa junto com a Maximus VIII Extreme/Assembly, compatível com os processadores Intel Core de 6ª geração, codinome Skylake.

A Z170-Deluxe se destaca pela grande quantidade de tecnologias, acabamento e visual refinado, visa conquistar usuários entusiastas.


Ainda não há estimativa de custo da placa em cenário nacional, mas fora do país ela foi lançada custando U$319,99 (pesquisa feita dia 04/09/2015), valor interessante por tudo que a placa oferece, sendo a Asus a melhor empresa quando o assunto é tornar as tecnologias funcionais, algo que as vezes falta em produtos da concorrência.

Chipset Intel Z170 Express

No quarto trimestre de 2014 a Intel lançou o chipset X99, primeiro com suporte a memórias DDR4, mas a linha de chipset "X" é destinada aos produtos mais caros da empresa, sendo assim o mercado aguardava com ansiedade a chegada dos chipsets destinados ao segmento abaixo do X99, no caso os chipsets série 100, inicialmente apenas com o modelo topo de linha, Z170, que entre todas suas características tem como um dos principais destaques trazer o suporte a memórias DDR4 para o restante da linha de processadores da Intel da sexta geração Core, tirando a exclusividade da série Extreme no suporte a nova geração de memórias.

O chipset Intel Z170 Express é destinado as primeiras placas-mãe com slot LGA 1151 e suporte aos processadores Skylake. A nova linha de chipsets aproveita as funcionalidades voltadas para o overclock, como o multiplicador desbloqueado e pretende oferecer uma melhor experiência em games. Além disso, a linha possui largura de banda de 64 Gbps e suporte nativo ao protocolo NVMe. Na tabela abaixo é possível maiores detalhes técnicos do chipset e do processador topo de linha, o Core i7-6700K.

Reparem que o chipset traz suporte a memórias DDR4 e também DDR3, ficando por conta da fabricando da placa-mãe optar por qual padrão utilizar. Como os formatos são diferentes, só é possível trazer o suporte a uma ou outra versão da tecnologia.

APESAR DO SUPORTE A DDR3 E DDR4, O FABRICANTE DA PLACA-MÃE PRECISA OPTAR POR UM OU OUTRO PADRÃO


Os dois primeiros processadores Skylake anunciados são o Core i7 6700K e o Core i5 6600K, outros modelos da linha Skylake serão lançados em breve pela Intel. Os novos processadores devem estar disponíveis nas próximas semanas em cenário internacional, como sempre demorando um pouco mais para chegar por aqui.

Tecnologias
Abaixo as principais tecnologias da placa:




5-Way Optimization

O 5-Way Optimization promete cuidar de todos os ajustes complexos com apenas o clique de um botão por parte do usuário. De acordo com a Asus, a tecnologia ajuda a aumentar o desempenho da GPU, economizar energia, manter a estabilidade, refrigerar os coolers e realizar o controle de rede e de áudio.


Energy Processing Unit (EPU)

A mainboard também inclui a Energy Processing Unit (EPU), que automaticamente detecta e ajusta o consumo de energia de acordo com as necessidades do computador. Ela inclusive pode reduzir a potência do processador se ele não estiver sendo muito exigido. Há ainda o modo de economia extrema de energia chamado Away Mode. Ele fecha os controladores extras de I/O que não estiverem sendo utilizados e reduz o nível de energia da placa de vídeo quando o usuário não estiver utilizando o PC.


Fan Xpert 3

O sistema de gerenciamento de fans da Asus Z170-Deluxe conta com sensores térmicos e modo de detecção PWM/DC de nível de hardware. A ideia é garantir bom equilíbrio entre bom desempenho de refrigeração e baixo ruído. Ela possui 3 modos: Auto-Tuning (que detecta tudo automaticamente), Extreme Quiet (que reduz as velocidades das fan da CPU para abaixo do mínimo) e RPM Fixed (que traz controle específico da velocidade da fan da CPU).


Precise Digital Power Control

O Asus Digi+ Power Control foi projetado para cumprir todos os requisitos da especificação Intel IMVP8, que tem como objetivo aumentar o potencial de overclock, a estabilidade do sistema e até mesmo a eficiência energética. O recurso é otimizado para controlar a energia de maneira inteligente, de acordo com a empresa.


Asus Pro Clock

Trata-se de um gerador dedicado de clock de base (BCLK), que foi projetado com os processadores Intel Core de 6ª geração em mente. Ele permite aumentar a frequência do clock base da CPU em até 400 MHz. Vale notar que esse valor pode variar de acordo com as capacidades da CPU, refrigeração, placa-mãe suportada e opções de ajuste. Em condições ideais, ele pode chegar a 650 MHz.


Asus Hyper Kit com suporte a NVM-Express

O Asus Hyper Kit inclui dois adaptadores que são bastante úteis para quem pretende usar um SSD com conectores de se aproveitem de PCI-Express. Primeiro, ele possui um adaptador M.2 para U.2, que serve para conectar SSDs de 2.5 polegadas compatíveis com NVM-Express. Além disso, ela também inclui um adaptador HHHL, que pode ser usado para conectar dispositivos nas entradas PCIe.


6 portas USB 3.1

A Asus Z170-Deluxe inclui 5 portas USB 3.1 do tipo A, além de uma do Tipo C – aquele menorzinho, que utiliza conector reversível. Com isso, a promessa é de velocidades de transferência de até 10 Gb/s, o dobro do que o USB 3.0 proporciona. Apesar disso, as entradas são retrocompatíveis com USB 2.0 e 3.0.


Crystal Sound 3

Com o Crystal Sound 3, a Asus tratou de incluir um pré-regulador de energia, que reduz o ruído energético, melhorando a consistência do som. Há também recursos de isolamento de ruído, que reduzem as interferências multilaterais entre os sinais analógicos e digitais, além de separar os canais de áudio. O chip utilizado é o Realtek ALC1150.


Fotos

Abaixo uma série de fotos da placa, com acabamento excelente, visual muito bonito pela combinação de cores preto e branco, já utilizadas em versões anteriores da linha Deluxe. Outro destaque está na quantidade de tecnologias oferecidas pela placa, inclusive pelos acessórios disponíveis, com destaque para a placa PCI-Express 4X NVMe com suporte a unidades SSD em padrão M.2, além de um adaptador M.2 adicionando suporte a drives de conexão U.2. Também vale a menção a antena Bluetooth + WiFi, que alcança até 1300Mb/s.




Embaixo do dissipador do chipset, a Asus adicionou algumas luzes em LED que podem ter a cor personalizada de acordo com a vontade do usuário. Reparem também na grande quantidade de conexões para drives de armazenamento, especialmente SSDs.

Como já destacamos, a Asus adicionou aos acessórios uma placa PCI Express padrão NVMe, além do adaptador U.2, tornando assim esse modelo um dos mais completos do mercado quando de trata de conexões de armazenamento, especialmente para SSDs de última geração.



O painel traseiro também merece destaque, com suas várias conexões USB, as mais claras já em versão 3.1, inclusive com uma tipo C, padrão que será utilizado em breve por smartphones. Outros destaques estão nas conexões para Wi-Fi e Bluetooth, além do HDMI já em versão 2.0.


BIOS

Em se tratando de BIOS, a Asus continua imbatível, tanto no que diz respeito a parte visual, que traz uma interface bastante bonita, mas de fácil localização das opções, mas principalmente pelas funcionalidades, especialmente funções de overclock, seja pelo processo que analisa a máquina e oferece uma opção, ou através dos perfis pre-programados.

É importante destacar também que a Asus está entre as empresas que atualizam constantemente suas bios, mesmo de modelos mais antigos, isso é muito importante em plataformas como a nova Z170 que traz suporte as novas memórias DDR4, onde os módulos ainda precisam amadurecer e assim que vão sendo lançados novos modelos é necessário versões atualizadas de BIOS para o funcionamento correto.





Sistema utilizado
Abaixo, detalhes sobre o sistema utilizado para os testes, antes, mais algumas fotos:


Máquinas utilizadas nos testes:
Todas os sistemas utilizaram os mesmos hardwares para os testes:

- Processador: Intel Core i7-6700K
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 980 Ti (referência)
- Memórias: 8 GB Kingston HyperX Predator 3000MHz (2x4GB)
- SSD: Kingston HyperX Savage 240GB Sata 6Gb/s
- HD: Seagate Barracuda 2TB 7200RPM Sata 6Gb/s
- Cooler: Noctua NH-U12S / Cooler BOX
- Fonte de energia (PSU): XFX ProSeries 850W PSU

Sistema Operacional e Drivers:
- Windows 10 64 Bits com Updates
- Intel INF 10.0.27
- GeForce 355.60
- Intel HD Graphics Driver 15.40.4.4256

Aplicativos/Games:
- AIDA 5.xx
- AS SSD Benchmark 1.8.x
- CPU-Z Bench
- wPrime 2.10
- WinRAR 5.21

- 3DMark (DX11)
- Bioshock Infinite (DX11)
- Metro Last Light (DX11)

CPU-Z e GPU-Z

Abaixo, telas do CPU-Z e GPU-Z mostrando detalhes da placa-mãe e sistema utilizado nos testes.


Overclock

A Asus como já destacamos pode ser considerada a melhor empresa do mercado quando o assunto é BIOS, sendo que oferece opções avançadas para os usuários mais exigentes, mas também proporciona funcionalidades que visam facilitar a vida de usuários com menor conhecimento. Dentro da Bios a opção EZ Tuning Wizard faz todo o processo de overclock do sistema pedindo apenas o que o usuário deseja e qual o cooler instalado no sistema, as configurações mais complexas serão feitas automaticamente em um overclock mediano, que não comprometa o sistema mesmo em uso contínuo, para os mais exigentes, os perfils pre-programados de overclock colocam o sistema no limite, foi o que usamos, onde alguns cores do 6700K trabalharam em 4.8GHz.

Abaixo a tela do CPU e GPU-Z mostrando o clock alcançado, sendo que as memórias utilizam seu perfil XMP máximo, 3000MHz.


PRÓS

  • Excelente acabamento e visual refinado
  • Componentes de altíssima qualidade
  • Suporte a memórias DDR4
  • Suporte a múltiplas placas de vídeo
  • Excelente suite de aplicativos
  • Sistema de áudio Crystal Sound 3
  • Suporte a drives SATA, SATA Express, M.2, U2 e PCI-Express
  • Bios com ótima interface e bons perfis de overclock

CONTRAS

  • N/A
via: ASUS

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário